JCNET 2/2012
Novo esporte: Sesi Bauru apresenta o ‘ Bossaball’
Nova modalidade esportiva mistura fundamentos do futebol, vôlei e ginástica ao som da música
O Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo (Sesi) apresenta neste final de semana para Bauru a nova modalidade esportiva, chamada Bossaball. Praticado em alguns países da Europa, o esporte foi criado em 2
4 pelo produtor musical belga Filip Eyckmans. O nome Bossaball é uma homenagem à bossa-nova, ritmo do qual Filip se tornou fã durante uma viagem que fez ao Brasil.
Quem quiser arriscar umas jogadas no Bossaball ou somente assistir a prática deste esporte inusitado, poderá aproveitar a quadra inflável que estará montada no Sesi Bauru no domingo, das 8h às 15h. “Este é um programa para toda a família. Mais do que poder conhecer e praticar um novo esporte, este é um daqueles momentos de lazer e recreação que ficam guardados na memória. É através de ações como esta que nós integraremos a família e a comunidade, estimulando também que o poder público dê continuidade ao nosso trabalho, atendendo às expectativas e necessidades da população do Estado de São Paulo”, diz o presidente do Sesi, Paulo Skaf.
Ao todo, o Sesi levará o Bossaball para 53 unidades, totalizando 49 cidades no Estado. Depois deste final de semana, a novidade viaja para Birigui e Araçatuba, respectivamente nos dias 1 e 11 de março.
O Sesi Bauru fica na rua Rubens Arruda, 8-5, no bairro Altos da Cidade. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3234-166.
O jogo
Jogam no máximo 5 jogadores de cada lado em uma quadra formada por um grande colchão inflável e duas camas elásticas, separadas por uma rede de vôlei. Tudo ao som de muita música. Cada time pode tocar na bola até oito vezes consecutivas. A bola pode ser tocada por qualquer parte do corpo do jogador, mas apenas uma vez com a mão ou duas vezes seguidas com os pés ou com a cabeça.
O objetivo é fazer com que cada equipe faça a bola cair no lado adversário. O time conquista 1 ponto quando a bola cai no campo inflável da equipe adversária. Se a bola cair na cama elástica do outro lado da rede, o time que jogou a bola marca 3 pontos.
No Bossaball os árbitros fazem parte da disputa, uma vez que, além do clássico apito, utilizam instrumentos de percussão e uma mesa de DJ.
Como não poderia deixar de ser, a segurança dos jogadores é prioridade. Por isso, toda a quadra é feita com material inflável. Nas laterais da cama elástica o material protetor tem 3 metros de largura, evitando que os jogadores caiam para fora do campo. A altura da rede que separa os dois lados da quadra é ajustada em diferentes níveis como, por exemplo, para homens, mulheres e crianças. Somente participantes com idade superior a 12 anos poderão praticar este novo esporte que combina elementos do futebol, ginástica, vôlei e música.
Source: http://www.jcnet.com.br/Esportes/2012/02/novo-esporte-sesi-bauru-apresenta-o-bossaball.html