Guia Rio Claro 3/2012

Final de semana mais divertido com Bossaball

O Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo (SESI-SP) levará neste sábado e domingo para a população das cidades de Araras e Rio Claro, respectivamente, a modalidade esportiva chamada Bossaball. Praticado em alguns países da Europa durante o verão, o esporte foi criado em 2004 pelo produtor musical belga Filip Eyckmans.

O nome Bossaball é uma homenagem à bossa-nova, ritmo do qual Filip se tornou fã durante uma viagem que fez ao Brasil. Quem quiser arriscar umas jogadas no Bossaball ou somente assistir a prática deste novo esporte, deve aproveitar a quadra inflável que estará no SESI Araras no sábado, dia 31.03, e no SESI Rio Claro no domingo, dia 01.04.

“Este é um programa para toda a família. Mais do que poder conhecer e praticar um novo esporte, este é um daqueles momentos de lazer e recreação que ficam guardados na memória. É através de ações como esta que nós integraremos a família e a comunidade, estimulando também que o poder público dê continuidade ao nosso trabalho, atendendo às expectativas e necessidades da população do Estado de São Paulo”, disse o presidente do SESI-SP, Paulo Skaf.

O SESI-SP levará o Bossaball para 53 unidades do SESI, totalizando 49 cidades no Estado de São Paulo. Depois deste final de semana a novidade, que já passou por Jaú, Baurú, Birigui, Araçatuba, Matão, São José do Rio Preto, São Carlos e Araraquara, viaja para o SESI Presidente Epitácio e para o SESI Presidente Prudente, respectivamente nos dias 7 e 8 de abril.

O Jogo

Jogam no máximo 5 jogadores de cada lado em uma quadra formada por um grande colchão inflável e duas camas elásticas, separadas por uma rede de vôlei. Tudo ao som de muita música. Cada time pode tocar na bola até 8 vezes consecutivas.

A bola pode ser tocada por qualquer parte do corpo do jogador, mas apenas uma vez com a mão ou duas vezes seguidas com os pés ou com a cabeça. As jogadas misturam noções de futebol, vôlei e ginástica artística.

Toda essa combinação resulta no Bossaball, esporte que o SESI-SP levará para todas as regiões do Estado de São Paulo em 2012. O objetivo do Bossaball é fazer com que cada equipe faça a bola cair no lado adversário. O time conquista 1 ponto quando a bola toca o campo inflável da equipe adversária. Se a bola cair na cama elástica no do outro lado da rede, o time que jogou a bola marca 3 pontos.

Diferente do que acontece em outros esportes, os juízes não são hostilizados. No Bossaball eles são parte admirável da disputa, uma vez que, além do clássico apito, os árbitros utilizam instrumentos de percussão e uma mesa de DJ. Como não poderia deixar de ser, a segurança dos jogadores é prioridade. Por isso, toda a quadra é feita com material inflável.

Nas laterais da cama elástica o material protetor tem 3 metros de largura, evitando que os jogadores caiam para fora do campo. A altura da rede que separa os dois lados da quadra é ajustada em diferentes níveis como, por exemplo, para homens, mulheres e crianças. Somente participantes com idade superior a 12 anos poderão praticar este novo esporte que combina elementos do futebol, ginástica, vôlei e música.

– SESI Araras

Sábado, 31 de março, das 09H às 16H.

Centro de Atividade (CAT) Laerte Michielin.

Av. Melvin Jones, 2600 – Heitor Villa Lobos.

– SESI Rio Claro

Domingo, 01 de abril, das 09H às 16H.

Centro de Atividade (CAT) José Felicio Castellano.

Av. M-29, nº 441 – Jardim Floridiana.

Source: http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=151003801

Guia-Rio-Claro-(30_3_2012)-Final-de-semana-mais-divertido-com-Bossaball