Virgin Active 10/2014

Desportos ao ar livre: Bossaball

Se existe um desporto de praia de grande auge e dinamismo que se pratica especialmente na época do verão, este é o bossaball, uma modalidade capaz de combinar até quatro disciplinas desportivas diferentes. Se ainda não conheces os benefícios deste exercício acrobático, agora terás as chaves para que comeces o teu treino à base de vólei de praia e capoeira.

O bossaball começou há pouco tempo: foi precisamente no nosso país, nas soleadas costas de Málaga em finais de 2002, onde o seu criador, o belga Filip Eyckmans, um grande campeão de ténis, foi capaz de combinar as suas duas grandes paixões, o vólei e a bossanova, uma música brasileira da qual aproveitou o nome para criar este novo desporto. Mas, além destas disciplinas, Eyckmans incluiu movimentos elásticos próprios das coreografias de ginásio, assim como do futebol, ainda que numa variante um tanto ou quanto especial, já que estes se realizam ao ritmo da bossanova. Componentes todos eles, que convertem este desporto num espetáculo, só apto para as melhores formas físicas, já que requer combinar um grande equilíbrio, domínio da bola tanto com as mãos como com os pés, assim como rapidez de movimentos e um bom ritmo corporal. A tudo isto temos que somar que se pratica em cima de colchões insufláveis e camas elásticas, razão pela qual os toques na bola aumentam e os saltos são muito mais espetaculares.

Este desporto permite, além de diversão, realizar uma atividade aeróbica capaz de queimar grande quantidade de calorias e, ao combinar diferentes desportos, permite treinar a resistência, a flexibilidade ou a força.

Se nos centramos nos seus apertos técnicos, podemos dizer que é um desporto que requer quatro ou cinco pessoas por equipa. Para somar pontos, é necessário que a bola, igual à de vólei, toque o chão da equipa contrária. Nunca se pode ter contacto com a rede e o corpo não pode sair por completo do próprio campo. Aliás, se pisas a zona de segurança, considera-se fora. O mais espetacular é a sua forma de toque (passes de bola), e permite-se um máximo de cinco para cada equipa.

Os toque podem ser de vólei, com as mãos ou antebraços, ou toques de futebol, onde usamos qualquer parte do corpo que não sejam os braços. No caso de marcar com toque de vólei, consegue-se um ponto se a bola golpeia a zona principal do campo contrário e três quando impacta na sua cama elástica. Por outra parte, se o toque é de futebol conseguem-se três pontos no primeiro caso e cinco no segundo.

As competições realizam-se ao ar livre ou em recintos fechados, onde a música, com ritmo de capoeira, representa um elemento fundamental, capaz de enfatizar as jogadas mais brilhante, sendo o mestre de cerimónias o diretor e árbitro do jogo. As dimensões do campo são especiais e este conta com uma rede que se eleva a diferentes alturas e com tubos laterais acolchoados para evitar acidentes. Além disto, sobressai o trampolim na área circular de ambos os lados, a partir do qual se realizam saltos e acrobacias.

Os campeonatos de bossaball já são multitudinários e muito esperados nas diferentes praias e palcos por todo o mundo, desde América, com Brasil, Equador ou Estados Unidos à cabeça, até Europa onde a febre deste desporto é muito maior.

Se realizar desporto é um esforço para ti, aqui propomos-te a melhor maneira para te manteres em forma e ativar o teu corpo sem renunciar à maior diversão.

Virgin Active
Live Happy – Be Active

Source: Link

Desportos-ao-ar-livre--Bossaball